Comunica O E Express O
Curso Ciências Contábeis
Expressão e Comunicação: Narração comercial
Recife,
2015
Expressão e Comunicação: Narração Comercial
Trabalho apresentado a Faculdade Santa Helena, como requisito de avaliação do segundo exercício da disciplina de Expressão e comunicação, 1° período – Ciências Contábeis.
Professora: Carolina Thompson
Recife, 2015
RESUMO
Explanaremos neste artigo que narrativos são dispositivos argumentativos que utilizamos em nossos jogos de linguagem. Propõe o estudo das narrativas como estratégia a narração comercial. Sugere a análise da construção de significados através de ação e fato. Um texto narrativo é uma sequência de ações que se sucedem através do tempo e do espaço. A narrativa pode ser ficcional ou não ficcional. A narrativa não ficcional (ou real), conta os fatos reais, sem recriá-los, limitando-se a mostrá-los como realmente aconteceram. A narrativa ficcional (ou fictícia) cria ou recria fatos. Sobre um fato real.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5 ELEMENTOS DA NARRATIVA 7
TEMA, ASSUNTO E MENSAGEM DE UMA HÍSTORIA 8
ENREDO 8
TEMPO, ESPAÇO E AMBIENTE 9
NARRADOR E FOCO NARRATICO 9
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
A narrativa traduz o conhecimento objetivo e subjetivo do mundo (o conhecimento sobre a natureza física, as relações humanas, as identidades, as crenças, valores e mitos, etc.) em relatos. A partir dos enunciados narrativos somos capazes de colocar as coisas em relação umas com as outras em uma ordem e perspectiva, em um desenrolar lógico e cronológico. É assim que compreendemos a maioria das coisas do mundo. Isso quer dizer que a forma narrativa de contar as coisas está impregnada pela