Etica
O filme “Escritores da liberdade” aborda a história de uma professora, recém formada, que tem a vontade de fazer a diferença na sociedade.
O filme mostra de forma real o problema da educação pública para adolescentes em situação de alto risco social. Enfrentando vários problemas psicossocial como preconceito racial, violência domestica e violência nas ruas. O grande descaso dos profissionais da educação e autoridades em geral. No inicio a professora é rejeitada pelos alunos que estavam cansados de ser reprimidos, sem ter esperança, de ter uma vida melhor, eles achavam que a única maneira de viver era roubando, matando e participando de gangues, onde se sentiam mais protegidos.
Erin Gruewell uma professora confiante e decidida a fazer a diferença apresenta-se na escola e já tem uma visão segundo o que uma educadora lhe passa. Mesmo assim isso não á desestimula. Logo no primeiro dia de aula ela sente a diferença de grupos e rivalidades de gangues.
Com muita inteligência desperta o interesse dos alunos e a vontade de saber mais com a realidade que enfrentam no seu dia a dia. Mesmo sem o apoio da instituição e de seu marido que no começo lhe apoia mas depois desiste e pede o divórcio.
Logo surge á ideia de fazer uma dinâmica e assim fez com que se aproximassem um dos outros. Em seguida compra cadernos e pede que relatem tudo que eles queiram como se fosse um diário e que deixassem em um armário que á mesma deixaria aberto e que se eles achassem que ela poderia ler deixariam lá. No dia seguinte para sua surpresa estavam todos os diários no armário . Pede ajuda para os outros professores que lhe ajudem á conseguir os livros que recebe como resposta dos mesmos risos irônicos. Surge á ideia de arruma dois empregos para poder comprar os livros que a escola não fornecia entre eles o livro de Anne Frank, uma judia oprimida pelos nazistas. Com apoio do seu aluno Marcos ela tem uma ideia que eles escrevam uma carta