Etica
MORAL é a reflexão do indivíduo com ele mesmo;
ÉTICA é a crítica dos valores de uma sociedade, é teórica.
- O que é Ética? * Ramo da Filosofia Prática (estuda a ação moral humana). * Estuda a ação humana englobando a totalidade do saber e da cultura humana (cotidiano - decisões familiares, políticas, trabalho etc).
- Origem * ‘ETHOS’ (grego) - “hábito”, "bom costume", "costume superior" ou "portador de caráter". * "MOR-MORUS" (tradução do termo em Roma) - "costume mor" ou "costume superior". Origem da palavra "moral" em português.
- Distinção entre MORAL e ÉTICA (quase SINÔNIMOS) * Adolfo Sánches Vásquez (filósofo espanhol, século XX), diz que: * Moral: se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação, ou seja, uma auto reflexão, um debate interno para decidir sua ação, perspectiva individual. * Ética: abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas com uma perspectiva social.
- Definição do agir ético * Pluralidade. * Disputa social pela definição legítima da boa conduta entre diferentes grupos/tribos, avaliada por pontos de vista totalmente diversos. * Requisitos do agir ético: 1. Conduta livre e autônoma: consciência do agente. Bittar fala de não gerar responsabilidade ética quando a conduta não for livre e autônoma. 2. Dirigida pela convicção pessoal: decisão precisa ser individual, o que não quer dizer imune a influências. 3. Insuscetível à coerção: ação tomada sem temor da pena ou insensível ao estímulo.
- Breve apanhado histórico:
- Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) "Ética a Nicômacos"
“A excelência moral se relaciona com as emoções e ações, e somente as emoções e ações voluntárias são louvadas e censuradas, enquanto as involuntárias são perdoadas, e às vezes inspiram piedade; logo, a distinção entre o voluntário e o involuntário parece necessária aos estudiosos da natureza da excelência