etica
LIVRO
Um desvio ético praticado pela organização, por um de seus dirigentes, empregados ou, até mesmo, por um de seus fornecedores ou parceiros é capaz de provocar um efeito altamente negativo na sua imagem e na sua reputação. E, quando se trata de prevenir riscos atrelados à reputação, dificilmente será possível mensurar o valor estimado da perda desta num caso de escândalo de conduta e não ética.
Os preceitos éticos não são apenas um dos elementos que compõe o ordenamento normativo do programa de compliance. O florescimento e desenvolvimento da cultura de compliance são altamente dependentes de um ambiente ético.
Nas ultimas décadas, verificou-se o esgotamento desta visão de mundo com o florescimento de uma nova cultura corporativa na qual a ética passou a ser considerada como fator relevante nas decisões empresariais e das organizações em geral.
Certamente, a condução de organizações com base em diretrizes éticas não é nova. Novo é o fato de gestores já poderem administrar códigos morais como administram os demais planos, processos e programas da organização.
A ética empresarial ou organizacional é composta pelo conjunto de valores, princípios e fins que orientam o comportamento da organização e compõe a sua cultura corporativa, influenciando as suas estratégias, estruturas, decisões e as suas mais diversas operações.
As organizações não são apenas entidades jurídicas com um objetivo específico (constituídas juridicamente com capacidade de possuir um patrimônio e recursos distintos de seus negócios, contratar e demitir funcionários, firmar contratos, tomar decisões etc.), elas são também entidades éticas, que se orientam segundo alguns valores, padrões e melhores práticas, que lhes dão uma certa identidade e unidade de sentido. Na sociedade contemporânea, mais do que nunca, especialmente as decisões tomadas pelas empresas afetam a vida das pessoas, não apenas daqueles que mantém relação direta com ela como funcionários e