Metais
As Pilhas eletroquímicas são dispositivos criados pelo homem, que transformam a energia liberada numa reação química em energia elétrica. A reação, que ocorre no interiorda pilha, deve ser ao mesmo tempo, espontânea e de oxido-redução. Existem várias reações que se encaixam nesse domínio.
O grande problema para construir uma pilha é fazer com que a oxidação de umadada espécie (quase sempre um metal) ocorra num lugar e a redução de outra espécie(quase sempre um cátion) ocorra em outro lugar.Esse é o segredo.Tenha sempre em mente.
A Eletroquímica está presenteem sua vida mais do imagina. Basta olhar para o relógio de parede, celulares, computadores e para seu próprio automóvel e lá está ela. A eletroquímica encontra-se disponível em pilhas, baterias,enfim, em todos estes dispositivos que dão vida a tantos utensílios que usamos em casa, no trabalho e nas horas de lazer. Veja algumas das áreas que esta ciência compartilha:
Eletroquímica na medicina:presente no marca-passo usado por pacientes com problemas cardíacos.
Na Indústria: a eletroquímica constitui um importante processo industrial, a galvanoplastia - processo usado para cromar peçasde automóveis (para-choques, por exemplo) e fabricação de semijoias.
Em casa: brinquedos infantis, lanternas, controles de TVs, PDAs (Assistente Pessoal Digital), portões eletrônicos, etc. Se nãofosse a eletroquímica, nenhum deles existiria.
Eletrólise e galvanização
Em alguns ambientes chamados de eletrolítico ou pilhas, reações de óxido-redução podem gerar eletricidade através de um processo espontâneo. Por exemplo, temos areação entre o zinco metálico e o sulfato de cobre II, onde ocorre uma reação de dupla troca. O zinco desloca o cobre, tornando-se um sulfato e o cobre, que estava em estado liquido volta a ser metálico.Zn (s) + CuSO4 (aq) → ZnSO4 (aq) + Cu
Para que essa reação aconteça é necessário que ocorra uma troca de elétrons entre estes elementos. O zinco sofre oxidação,