etica
A IDEIA DO BEM
A idéia do bem norteia todas as áreas, mas o bem manifesta-se ora como verdade, ora como beleza, ora como harmonia, ora como justiça.
O INICIO DA ÉTICA
A ética surgiu como reflexão filosófica e pragmática quando os homens deixaram de viver isolados e dispersos e passaram a se reunir em sociedades.
-Para defender melhor seus interesses;
-Para satisfazer melhor as necessidades;
A presença do outro tiro o homem do estado de liberdade egoísta, obrigando-o a considerar as conseqüências dos seus atos sobre os outros e o mundo.
LIBERDADE LIMITADA
Doravante, a liberdade individual deve ser limitada por certas normas e valores legítimos e recíprocos, que permitam o convívio social harmonioso e civilizado.
POR UQE LEGITIMIDADE E RECIPROCIDADE?
Minha liberdade e dignidade pessoais só serão respeitadas pelo outro se eu conceder a ele também uma liberdade e uma dignidade iguais as minhas.
O outro também é um “eu”; e eu sou o “outro” do outro: ambas as pessoas devem ser consideradas em sua dignidade humana essencial.
As normas e valores de convívio social só serão legítimas (respeitadas) se forem recíprocas (tanto eu como o outro) abrimos mão da mesma liberdade limitada.
A ETICA E AS PREOCUPAÇÕES QUOTIDIANAS
Como conseguir a ordem social sem perder a liberdade individual?
Como garantir a liberdade individual sem perturbar a ordem social?
Resposta Possível:
Os homens devem agir como indivíduos tendo em mente o bem pessoal e o bem coletivo- coletividade dentro da qual o eu e os outros se incluem. Reconhecer os outros é reconhecer os limites do eu.
SURGEM AS IDEIAS DE VALOR E DEVER
Foi no âmbito das primeiras relações humanas que surgiu a questão do bem e do mal, dos valores e dos deveres.
O bem e o mal estavam ligados inicialmente as sensações de prazer e desprazer individuais.
BEM – causa prazer ao indivíduo
MAL- causa desprazer ao individuo
A reorientação do valor e do dever
Ao de considerar a existência do outro, as