Etica
A desumanização do homem no trabalho.
Trabalho de ética
Grupo 7 :
Ana Clara Avancini – 41249410
Fábio de lima – 41285697
Giovana Silvério de Souza – 41223241
Matheus Savastano – 41211863
Tiago Inada - 41200667
Introdução
O trabalho pode constituir um processo de humanização ou de desumanização. Em sua função humanizadora , o trabalho se caracteriza por uma atividade, por meio da qual o homem transforma a natureza, produz cultura e estabelece relações sociais saudáveis. Em sua função desumanizadora, o trabalho se reduz a um ato de satisfação das necessidades biológicas e econômicas, convertendo-se numa atividade mecânica e alienante. O trabalho desumaniza quando perde as referências de valor, e se transforma num meio de exploração do homem. A forma como trabalhamos expressa o que pensamos de nós mesmos, dos outros e do mundo. A forma como o trabalho é organizado expressa os valores da sociedade a que pertencemos.
A produção não é obra do homem isolada, tem sempre um caráter social que influencia o que deve ser produzido. Nesse processo ,o homem, involuntariamente se relaciona com a sociedade, e o trabalho de cada produtor influencia a população ,até mesmo nas sociedades mais primitivas e nos processos industriais mais avançados.
Pra tanto o trabalho se caracteriza como a consequência das ideias anteriores, cada nova ideia tem como base a experiência do passado, de hábitos de trabalho e de conhecimento dentro da própria comunidade ou de outra comunidade mais avançada.
Assim, a fim de mostrar o processo evolutivo do trabalho vamos comentar no decorrer do texto as mudanças que ocorrerão na humanidade nos diferentes tempos históricos.
Antiguidade
A comunidade primitiva é, historicamente, a primeira forma que a sociedade adota logo que o homem separa-se do mundo propriamente animal, quando num longo processo evolutivo adquiriu as qualidades que o diferenciam dos outros seres vivos.
A alimentação