etica
Ética e Relações Humanas no Trabalho
1ª Série
Caderno de atividade
tema 03 – Consciência Ética
Taguatinga - DF maio, 2014.
Questão 1:
Leia o trecho a seguir e elabore um texto de 5 a 10 linhas que contenha sua reflexão acerca dos temas apresentados e emita sua opinião como conclusão de sua análise.
Em tempos de globalização, o modelo econômico vigente estimula a competitividade predatória, com uma terrível concentração de capital e práticas de desemprego sistêmico, criando o paradoxo de muito dinheiro, muita especulação financeira, pouca produção e crescente aumento da exclusão social. Os frequentes “abalos sísmicos” na economia mundial, com a queda nas bolsas, cenário simbólico do “cassino” que preside as relações econômicas, sinalizam um sistema agônico que se orienta por uma inversão de valores. É um modelo de desvalorização humana. Os sentidos de dignidade humana e de bem comum mostram ser uma aspiração universal, irreversível. Felicidade deixa de ser uma retórica poética, resgatada em sua semântica original, para constituir-se em um estado de alma aberto à paz, à produtividade. Felicidade configura-se como filosofia e política de empresa quando o foco é o homem que se realiza.
Resposta: O conteúdo é humanista e procura fazer uma revisão nos valores vigentes no modelo econômico atual. Alguns aspectos que podem aparecer no texto: espiritualidade, consciência ética, clima motivacional, o aprendizado coletivo como condição integrativa para produtividade, flexibilidade nas organizações.
Questão 2: A utilização de indicadores é muito importante para orientar o trabalho de análise de situação-problema ou de estudo de caso. Os indicadores da empresa com alma não são uma utopia, mas condições essenciais para que a empresa realize sua ação transformadora e se perpetue pela Ética da excelência.
A seguir estão dispostos