BRock
Período de forte inspiração na música internacional, em que o rock vai tentar fugir de estilos musicais presentes no movimento tropicália dos anos anteriores, que tinha uma mistura de diversas expressões musicais nacionais. O Brock ganha assim uma nova roupagem, através de novas letras e estilos musicais.
O BRock se caracterizou por influências variadas, desde o new wave, passando pelo punk, o pop do final da década de 70 e até a ritmos como o reggae e a soul music. Suas letras falam na maioria das vezes sobre amores (perdidos ou bem sucedidos), não não esquecendo é claro algumas temáticas sociais. O diferencial das bandas deste período era a capacidade de falar sobre estes assuntos sem deixar a música com um peso extremamente emocional ou político, fazendo uso constante da ironia para amenizar estes pesos, o que acabou sendo uma característica marcante do movimento.
Outra particularidade típica foi o visual próprio da época, que teve presença forte de cabelos armados, gel, roupas coloridas e extravagantes...A unissexualidade de tudo isso, foi herança direta do Glam Rock de David Bowie, Kiss e The Cure .
Exemplos de Letras e suas expressões sociais Titãs, “comida”,1987)
O quadro de crise no campo social, econômico e político era visto pelas bandas como um tema de análise. Análise esta que era feita e expressada pelas bandas em suas músicas, se tornando um grande veículo de desabafo e reflexão quanto o momento passado pelo país. Além de “comida”, a música Inútil, da banda Ultraje a Rigor, se tornou uma espécie de hino político da juventude durante a campanha das “Diretas-já”. (Ultrage a Rigor-1983)
O rock carioca fez surgir a partir do new iê-iê-iê, nomes como Lulu Santos, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, entre