Etica
Slide 2 Pensar as políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. Conforme Vieira (1992, p. 22), “a política social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundo da produção.”
Slide 3
1 - Política social e métodos
1. A perspectiva funcionalista
* De acordo com Durkheim, os processos sociais como fatos sociais, ou seja, como coisas que não se equiparam à natureza,mas que devem ser analisadas a partir de procedimentos semelhantes.
2. A influência do idealismo
* A política social é vista como mecanismo institucional típico da racionalidade legal contemporânea
* O sujeito se sobrepõe ao objeto, ou seja, interpreta a sociedade superdimensionando o papel do sujeito, o qual concede a realidade como resultada do pensamento.
3. A contribuição da tradição marxista
* Método crítico-dialético. * Relação sujeito objeto.
* Políticas sociais como iniciativas exclusivas do estado.
Slide 4
2 – Capitalismo, liberalismo e origens da política social.
1. Questão social e política social
* Exploração do capital pelo trabalho. * Predomínio do trabalho morto sobre o trabalho vivo. * Política e lutas de classes são elementos internos à lei do valor e da compreensão da questão social. * Questão social como elementos constitutivo da relação entre serviço social e a realidade, contribuindo para a política social. * Expansão das políticas sociais, regulamentando a relação capital/trabalho.
Slide 5 2. O liberalismo e a negação da política social. * O princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado.
3. As lutas da classe trabalhadora e a origem da política social.