Etica
Três critérios éticos para o processo decisório.
1 – Critério Utilitarista, e utilizado na tomada de decisões em função de seus resultados ou consequências, sua meta e ter o melhor para o maior número.
Com isso tem uma visão dominante no mundo dos negócios e busca a eficiência, produtividade e alta lucratividade.
2 – Critério Direito, ele tem como objetivo a tomada de decisões coerentes com os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, de acordo com a Constituição do país.
O foco desse critério e respeitar esses diretos fundamentais, como o direito á privacidade e a livre expressão.
3- Critério Justiça exige que os indivíduos sigam e apoiem as regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição justa de custos e benefícios..
Cada Critério tem suas vantagens e obrigações pois o foco no utilitarismo pode promover a eficiência e a produtividade, mas pode resultar também no desrespeito aos direitos de alguns indivíduos, especialmente os pertencentes a minorias, dentro das organizações.
O uso dos direitos protege os indivíduos de atos ilegais com a liberdade e a privacidade mais pode gerar uma sobrecarga de questões legais, sob o risco de prejudicar a eficiência e a produtividade.
O foco da justiça protege os interesses dos mais fracos, mais pode estimular um espírito de acomodação que reduz a propensão aos riscos, á inovação e a produtividade.
Ética e cultura nacional.
Não existe uma padrão ético global, a necessidade de as organizações estabelecerem princípios éticos para os tomadores de decisões que sejam adaptados quanto a reflexão sobre as normas culturais locais, pode ser um fator critico quando se pretende sustentar altos padrões e conseguir praticas consistentes.
A ética é universal e guarda pertinência com o