Etica
1) É uma busca de entendimento, de compreensão. É uma ligação, transmissão de sentimentos e de ideias. Ao se comunicar o indivíduo coloca em ação todos os seus sentidos com o objetivo de transmitir ou receber de forma adequada a mensagem.
2) Por ser o grande trunfo para o sucesso do TTI no seu trabalho, é preciso que se tenha um bom conhecimento sobre como bem utilizar esta ferramenta. Saber comunicar é um atributo que todos nós possuímos, porém, alguns sabem utiliza-la melhor do que os outros. É preciso que a comunicação, como ferramenta, seja usada em benefício do indivíduo e da empresa. O uso adequado desta ferramenta coloca o profissional à frente da sua concorrência. Quem quiser comunicar-se bem deverá buscar subsídios nos treinamentos, dedicar esforços pessoais com o objetivo de aprimorar esta habilidade.
3)
4) É qualquer evento que perturbe, interfira ou interrompe a comunicação. Os ruídos podem ter as mais variadas origens. Podem ser oriundas do meio externo e ser de natureza física. Por exemplo, um raio que caia sobre uma linha telefônica interrompendo uma conversação; podem ser sons estranhos à comunicação tais como pessoas falando, tosse, riso, barulho de maquinas ou no seu equipamento, etc. Algumas dessas interferências estão fora do controle do emissor e o máximo que ele pode fazer é tentar adaptar-se a elas. No entanto, na maioria das vezes esses ruídos poderão ser evitados se você tomar os cuidados necessários. Ou ser de caráter interno, tendo origem no receptor ou mesmo no próprio emissor. O ruído interno pode ser de origem emotiva, por exemplo, insegurança pessoal, falta de conhecimento do assunto ou produto a ser apresentado, etc. Desconfortos físicos (fome, dor ou exaustão); estática no telefone; mensagem excessivamente complexa e obscura.
• Limitação da capacidade do receptor: O receptor pode não estar preparado culturalmente ou não ter experiência de vida suficiente para decodificar a mensagem;
• Distração: