Etica
Constituído por órgãos uropoéticos, ou seja,
O sistema urinário pode ser dividido em: órgãos secretores, responsáveis pela produção da urina; e, órgãos excretores, aqueles que são encarregados de processar a urina para fora do organismo.
Os órgãos urinários são: os rins, que exercem a produção de urina; e, os ureteres, ductos que são responsáveis pelo transporte do produto urina até a bexiga. Onde aquela fica retida por algum tempo até que, na sequência, dado o tempo de eliminação, é expelida através da uretra.
Com exceção do rim, as estruturas restantes do aparelho urinário têm por finalidade atuar como encanamento, concretizando as vias do sistema urinário. Ureteres, bexiga e uretra não modificam a urina ao longo do percurso, sua função é exclusiva de armazenamento e condução do produto urina do rim até o meio externo.
Órgãos:
Rins: São órgãos excretores em forma de feijão medindo aproximadamente 10cm de comprimento por 5cm de largura. Funciona como filtros altamente seletivos são responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo.
Pelve Renal: Juntamente com os cálices, formam o aparelho coletor (de urina) dentro do rim, toda urina produzida é aí eliminada. A pelve renal se dilata em forma de funil para a urina fluir para o ureter.
Ureter: Este órgão é uma estrutura em forma de saco, com fortes paredes musculares, altamente elásticas, podendo albergar até cerca de 800 ml de urina, tem uma função de condução, transportando a urina desde o rim até ao local onde será armazenada (bexiga) até que seja possível urinar.
Bexiga: A função da bexiga é acumular a urina produzida nos rins. A quantidade media que a bexiga de um adulto suporta é de 1,5 litros e sua túnica muscular é composta por músculo liso, possuindo fibras musculares entrelaçadas em todas as direções, originando o músculo detrusor.
Uretra Masculina e Feminina:
A Uretra Masculina possui três porções – a prostática, a membranosa e a