Caldeira Sustentavel
2º semestre
2013
1.
Sumário
Sumário 2
1.Introdução: 3
2.Contextualização: 4
3Referencias teóricas: 14
1. Introdução:
Nas próximas páginas iremos apresentar o projeto de caldeira sustentável do Grupo Abril, que tem como objetivo utilizar as aparas restantes do processo de fabricação de livros e revistas e utiliza-los com combustível para caldeira que antes era movida a gás natural, mantendo as especificações de uma caldeira comum e ainda com a colocação de filtro s para impedir que a fumaça da queima de papel polua o ar em volta. Analisamos as contextualizações referente a caldeiras e reciclagem de papel, correlacionando com os textos mostrados em sala de aula para definirmos se o processo realmente é vantajoso para a sociedade e a natureza com essa nova forma de reutilização de papel.
2. Contextualização:
2.1 Caldeira:
É um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
As caldeiras industriais empregadas na produção de vapor de água ou aquecimento de fluidos térmicos e os sistemas associados de condução e transferência de calor podem apresentar desperdícios e elevadas perdas de energia, se não tiverem sido adequadamente dimensionados e se a operação e a manutenção não forem praticadas de acordo com certos critérios e cuidados.
As caldeiras são muito utilizadas na indústria e, em geral, os custos dos combustíveis representam uma parcela significativa da conta dos insumos energéticos. As instalações das caldeiras e de seus sistemas associados devem ser abordadas no âmbito de qualquer programa de conservação e uso racional de energia. Quase sempre são detectadas oportunidades de redução de consumo e melhorias de