Biologia
ATUAÇÃO DO VINHOTO COMO FERTILIZANTE E FORMAS DE APROVEITAMENTO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Santa Maria
Agosto/2014
Atuação do Vinhoto como Fertilizante
Vinhoto, também conhecido como restilo ou vinhaça, é um resíduo da destilação do caldo de cana fermentado, rico em potássio, o qual tem sido utilizado em muitos lugares como fertilizante no cultivo de cana-de-açúcar.
A vinhaça é nociva tanto à fauna e quanto a flora de água doce, o que vem a causar desequilíbrio biológico dos rios e lagos. Pois é resistente a qualquer tipo de tratamento empregado em outros resíduos industriais, por ser um dos produtos mais ácidos e corrosivos.
Visto que a aplicabilidade da vinhaça como fertilizante melhora as condições físicas do solo, pois aumenta a taxa de infiltração, estimula a retenção de água e formação de agregados, diminuindo a probabilidade de erosão, sua utilização na fertirrigação evita o desequilíbrio do meio ambiente, pois não será lançada nos rios e lagos da bacia local, já que a vinhaça tem grande função redutora.
O vinhoto pode ser usado como fertilizante orgânico na produção de cana-de-açúcar, possuindo alto teor de matéria orgânica, potássio e água, contendo também nitrogênio, cálcio, magnésio e sódio. Existem diversos processos de fertirrigação, podendo o vinhoto ser utilizado “in natura” ou diluído com água. Deve-se estudar a dose adequada para adição do vinhoto como fertilizante, pois se pode influenciar tanto a produtividade, como a qualidade da cana-de-açúcar.
A aplicação do vinhoto no solo é feita aproveitando o sistema de irrigação do local, sendo essas mais comuns para a cultura da cana-de-açúcar: por gravidade, caminhão tanque convencional, por aspersão e por gotejamento. Ele é transferido de um local para o outro por meio de canais para transporte, como mostra a figuras 1 e 2.
Aproveitamento do Bagaço da Cana
Etanol
O etanol é produzido com resíduos