BP AULA
O Balanço de Pagamentos
Capa da Obra
No balanço de pagamentos, são registradas todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relação à economia mundial.
Com o pode-se avaliar quantitativa e qualitativamente as diversas transações que o país mantém com outros países. É uma conta que ocupa um papel cada vez mais importante na macroeconomia, tendo em vista globalização.
No Brasil a responsabilidade pela elaboração do balanço de pagamentos é do Banco Central do Brasil (Bacen) que segue diretrizes do FMI e mantém coerência metodológica com o sistema de contas nacionais elaborado IBGE.
TRANSAÇÕES ENTRE
RESIDENTES E NÃO
RESIDENTES
O balanço de pagamentos registra todas as transações entre residentes e não residentes de um país.
Residentes
Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham esse país como seu principal centro de interesse, ou seja, pessoas que moram permanentemente no país (mesmo que nascidas em outros países), aquelas que moram no país, mas estão temporariamente em outros países (turismo, negócio, estudo, outros), empresas sediadas no país (inclui filiais de empresas estrangeiras) embaixadas e consulados que se encontram em outros países.
ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS
CONTA CORRENTE
1- BALANÇA COMERCIAL – mercadorias tangíveis
1.1 Exportações
1.2 Importações
2- BALANÇA SERVIÇOS – mercadorias intangíveis
2.1 viagens internacionais
2.2 fretes e transportes
2.3 seguros
2.4 royalties
2.5 outros
3- BALANÇA DE RENDAS – fatores de produção
3.1 lucros
3.2 juros
3.3 salários
4 TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS CORRENTES – não são transações econômicas 5 SALDO DO BP EM TRANSAÇÕES CORRENTES (5 = 1 + 2 + 3 + 4)
ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS
6 CONTA CAPITAL
7 CONTA FINANCEIRA
7.1 investimentos diretos – reinvestimentos e empréstimos inter-companhia
7.2 investimentos em carteira
7.3