HIST RICO OSCIP
O terceiro setor esta crescendo no Brasil e em outros países, mas isso acontece simultaneamente, com outros dois setores: o primeiro e o segundo setor. O primeiro setor representa o Estado (Prefeituras Municipais, Governos dos Estados e Presidência da República) e entidades que exercem atividades públicas não exclusivas. Já o segundo, representa o mercado (Empresas), composto por entidades privadas que atuam em benefício próprio e particular.
Um exemplo de entidades sem fins lucrativos no Brasil são as Santas Casas que na metade do século XVI deram início a esse tipo de atividade. Estavam vinculadas a igreja católica, que com o suporte do Estado, dispunha de um atendimento filantrópico prestando assistência à comunidade mais necessitada que ficassem à margem das políticas sociais.
No século XX a relação igreja católica e Estado se altera, visto que, surgem outras religiões que passam também atuar no campo da filantropização em pareceria com Estado
As entidades da sociedade civil originaram se na década de 30, sendo a maioria ligada ao Estado com finalidade pública sem fins lucrativos.
As décadas de 70 e 80 são marcadas por uma sociedade tradicionalista, desigual e hierarquizada. Iniciam os movimentos sociais que reivindicavam por direitos sociais e opunham se as formas de repreensão e autoritarismo do regime militar.
Com a aprovação da Constituição de 1988, resultado da luta de diversos segmentos sociais, ocorre um avanço da política social do Brasil, resultado do processo de mobilização social promovendo uma serie de melhoria.
Nota-se nas ultimas décadas um aumento do terceiro setor, em especial das organizações não governamentais (ONGS). Isto ocorre “em virtude da consolidação democrática, através da pluralidade partidária, da formação de sindicatos e do fortalecimento de movimentos sociais urbanos e rurais.” FERNANDES (2009, p. 07).
Devido à ineficiência do Estado que, por sua vez, assume um caráter mínimo, o terceiro setor vem ganhando