Etica
Esse trabalho vem abordar a ética no sistema de globalização, que é um sistema econômico que faz a interconexão dos mercados financeiros no mundo todo e vem comandando o mercado de trabalho planetário se tornando um desafio para a ética, no trabalho, na educação e na saúde da sociedade.
DESAFIOS ÉTICOS DA GLOBALIZAÇÃO
A NOVA PROBLEMÁTICA DO TRABALHO E A ÉTICA
De início ao falarmos de ética e trabalho não podemos deixar de comentar sobre a globalização ela vem de um sistema econômico que significa uma enorme interconexão dos mercados cambiais e financeiros de títulos e valores que provocou fluxos maciços e contínuos de capitas entre os principais centros financeiros no mundo. Esse sistema vem comandando o mercado de trabalho no mundo todo se tornando um desafio para a ética no sistema de globalização, estes limites ético e não ético se torna muito difíceis de perceber, é uma linha tênue e perigosa, por assim dizer, o agir eticamente pode significar não ter chances de permanecer no mercado globalizado, ou ter que dividir o mercado, seria o correto. A história mostra a crise do sistema capitalista e da sua reestruturação produtiva no mundo do trabalho nos países, essa crise econômica diminuiu o mercado, as empresas se voltaram para o exterior, e a política obrigou as empresa a melhorarem de produtividade e qualidade.
O mercado de trabalho elevaria custo de produção e competitividade e os países que mais avançaram em termos de flexibilidade das relações de trabalho são os que tendem a obter melhores índices de produtividade. Em 1970 e 1980 foram marcadas pelas reconstruções da produção de reajustamento social e político e a estruturação de todo o processo produtivo. Foi criado um novo paradigma de produção industrial, possibilitado pela revolução tecnológica que transformou a ciência e a tecnologia em forças produtivas, agentes da própria acumulação do capital fazendo crescer enormemente a força de trabalho, e a primeira conseqüência disso foi à