etica
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética .
Num país por exemplo, sacrificar animais para a pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desreipeitar os princípios éticos estabelecidos .
O código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios , visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os qual interage.
Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. As empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento.
O conteúdo do código ética é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos mais vulneráveis. Este material é reunido em um relatório de fácil compreensão para que possa circular adequadamente entre todos os interessados. Determinadas assertivas serão aproveitadas para criação de um código de ética, enquanto outras podem servir para um manual de ética. Muitas vezes o descumprimento das determinações contidas no código de ética podem ser passíveis de punições já previstas nas legislações trabalhista, de responsabilidade civil, penal, e outras.
Entre os inúmeros tópicos abordados no código de ética, predominam alguns como respeito às leis do país, conflitos de interesse, proteção do patrimônio da instituição , transparência nas comunicações internas e com os Stakeholders da organização, denúncia, prática de suborno e corrupção em geral.
As relações com os funcionários , desde o processo de contratação, desenvolvimento profissional, lealdade entre os funcionários, respeito entre chefes e subordinados, saúde e segurança, comportamento da