Etica
Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, que tem como principal objetivo possibilitar ao individuo a plena felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas.
A ética profissional tem sido cada vez mais debatida e valorizada, e ao decorrer dos anos vista como pilar essencial dentro da administração. Agir de forma correta, ter uma postura idônea, são requisitos básicos dentro de qualquer organização que se preze e com certeza alavancas para o sucesso e reconhecimento em todo e qualquer cenário possível.
Algumas empresas já possuem em seu planejamento anual o desenvolvimento da ética profissional tanto para o quadro de funcionários, como para empresa num todo, criando códigos éticos que constituem estabelecer normas, virtudes e costumes aceitos dentro da organização, tendo estes como parte de sua cultura. Podemos assim dizer que ter uma empresa reconhecida por agir de forma ética com os colaboradores, consumidores e o mercado em geral é o primeiro passo para atingir-se o sucesso, é a busca por prestígio e reconhecimento, fatores essenciais para seus lucros e posicionamento no mercado.
2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”
Link http://www.alumniespm.com.br/colunas/opiniao/alguem-ja-viveu-um-amorsem-escalas/ indispoível, aguardando orientação da tutora Fabiana.
2.1. Sinopse do filme. O filme Amor sem Escalas retrata a vida de Ryan Bingham, um conselheiro de transições de carreira, o que na verdade é o cara que vai se instalar em uma sala reservado com o objetivo de demitir funcionários em empresas espalhadas pelos Estados Unidos. Ele é contratado por empresários que precisam demitir seus funcionários, mas não têm coragem ou estômago para fazê-lo. Ryan exerce sua função com maestria, mantendo-se distante da realidade das pessoas que demite. Em sua mente já há um roteiro para cada situação, com respostas prontas e ensaiadas, tornando o processo assim