Etica
A Ética é a ciência que estuda os atos morais do homem para orientá-lo em sua ação.
Vê-se daí, que a Ética tem duas preocupações: estudar para conhecer; e, estudar para aplicar. Por isso, ela é uma ciência especulativa, quando estuda os atos morais para apenas conhecê-los. E, é, uma ciência normativa, quando organiza esses atos, com vistas à sua aplicação.
Os conceitos normativos da Ética são oferecidos aos homens, como princípios de vida, como regras de conduta ou como leis morais, que devem ser obedecidas.
O homem moral é aquele que aceita as normas éticas como um dever a ser cumprido. Por isso, a Ética é conhecida, também, como "a ciência do dever".
Como ciência especulativa, a Ética se subordina à Filosofia, pois esta é a ciência que busca a verdade total, a realidade última das coisas. E, como ciência normativa, ela se subordina à Psicologia, quando estuda os atos morais do indivíduo, e à Sociologia, quando estuda os atos morais do indivíduo no grupo ou na sociedade. Por isso, conquanto possuidora de um só objetivo (a moralidade dos atos humanos), a Ética tem dois meios de expressão: o indivíduo (a pessoa isolada) e a sociedade (a pessoa no grupo), resultando daí, a Ética Individual e a Ética Social.
A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo. A Ética Social cuida dos deveres do homem para com o seu próximo.
ÉTICA INDIVIDUAL
A Ética Individual cuida dos deveres do homem para consigo mesmo, como já foi dito.
Há dois deveres do indivíduo para consigo: o dever de conservação e o dever de reprodução.
O dever de conservação leva o homem a cuidar de suas necessidades físicas: comer,