Etica
No primeiro capitulo comecei a entender o que é Ética e Moral em seus contextos gerais, na visão dos autores. Ética, no meu ver, é as regras de conduta e comportamento que conduzem a boa relação entre nós para com os outros. Já a moral seria uma coisa mais limitada, ou mais determinada a certos pontos dessa relação.
Sem a ética nossa vida, nossas relações seriam um verdadeiro caos, pois a ética seria, talvez os limites da nossa convivência em sociedade, nas palavras do autor “a ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade”.
Na política a ética é essencial, apesar de quase extinta, pois com a falta dela, assim que sociedade descobre, vem a insatisfação em massa o que acaba gerando as suas consequências para os antiéticos. Foi assim com o Collor, por exemplo, um presidente que se aproveita de seu cargo e seu poder para tirar vantagens individuais, foi “expulso” desse cargo que a sociedade lhe confiou, porém, que a mesma fez um dos mais belos, se não o mais, movimento político social contra a antiética ma história desse país (o MEP – Movimento pela Ética na Política), apesar de ser um sentimento essencial, a ética não é dominante no país, infelizmente.
Hoje a falta de ética, pode ser porque há uma falta de construção e/ou permanência de valores que são passados de geração a geração. A mesma ocorria ou era construída dentro do espaço familiar e escolar, porém hoje a maioria desses valores são passados e/ou transmitidos pela TV, que há uma banalização da vida e dos valores, que antigamente era os mais importantes na vida de um individuo e de uma sociedade.
2. POLÍTICA E PODER.
Política, em si, seria uma espécie de relação, uma relação de poder que é estabelecido entre pessoas. Mas o que é o poder? É um tipo de relação em que existe o domínio, que se aproveita do domínio e que gera o domínio. Porém apesar de haver o domínio no poder, o poder democrático é aquele que não há um domínio de um sobre o outro, pois é aquele que há uma