etica
Um consumo sustentável surge como uma alternativa para o tratamento dos impactos do consumismo,pois envolvem uma mudança de atitudes aliada com a necessidade de transformação do sistema de atitudes e dos valores dos cidadões.
Estamos vivendo uma era de convergência,era na qual as ciências se tornam fragmentadas,com inúmeras mudanças na busca de uma convergência ética.
Convergencia e sustentabilidade não podem estar separadas em uma empresa,mas estas devem criar condições para um bom crescimento organizacional.
Sustentabilidade significa traçar um plano a curto e a longo prazo simultaneamente,conhecer as coisas com uma amplitude maior e não com profundidade,ter profissionais com características diferentes,que sejam capazes de aprofundar seus conhecimentos,e assim ter um leque maior de variáveis a serem analisadas para a tomada das decisões.
Peter Drucker disse que a função de uma profecia não é prever o futuro, mas criar o futuro, o tempo é o recurso mais importante dos recursos não renováveis.
Aprimorar as pessoas é que promove a sustentabilidade, não adianta sofisticar e não evoluir, o progresso depende das pessoas, não adiantará de nada ter o melhor se todos os envolvidos não tiverem acesso.
Carlos Hilsdorf1 descreve as sete prisões do homem moderno:
1. Eu não penso;
2. Eu não sei;
3. Eu não me importo;
4. Eu estou muito ocupado: se dedica a algo urgente, não faz o que é prioritário, existem as oportunidades e as perdas dessas oportunidades nos deixam mal;
5. Eu vivo bem sozinho: fobia social (terapia cognitiva) é a doença mais antiga o mundo, porque está ligado ao egoísmo;
6. Eu não tenho tempo: administração do tempo, na verdade se administra as tarefas e as pessoas no tempo;
7. Eu não estou