Etica
No mundo em que vivemos, por vezes pensamos se a ética está no caráter do ser humano ou em suas escolhas. Principalmente quando nos deparamos com pessoas que passam por cima das outras, sem o menor ressentimento, ou burlam as regras da empresa que trabalham.
Além da falta de ética natural de alguns seres, as empresas criam cenários receptivos para que elas possam atuar. Segundo Ana Beatriz Barbosa Silva
Em tempos de globalização econômica, a competitividade entre as empresas pode adquirir dimensões extremas, ocasionando crises nos mais diversos setores empresariais. Nesses cenários, mudanças precisam ser realizadas em tempo hábil. As empresas mais bem estruturadas e com visão estratégica de médio e longo prazo tendem a reunir forças em seus próprios funcionários com o objetivo de encontrar novas e criativas alternativas que façam a empresa transcender suas limitações e retornar à rota do crescimento sólido e duradouro sem perder seus valores primordiais. Já as empresas com fraca estruturação administrativa e filosófica tendem, em situações emergenciais, a supervalorizar soluções mágicas e imediatas baseadas em profissionais que “encarnam” o papel de salvador da pátria.
E é nestas empresas com fraca estruturação que se instalam falsos profissionais. A moral é um valor do caráter humano, que infelizmente algumas pessoas não possuem, e as empresas devem escolher bem suas políticas e os seus profissionais para que não tenham em seu meio pessoas assim. Pois mesmo que no mundo de hoje exista uma forte tendência a passar a perna no outro para ter um status social elevado, o valor humano ainda está acima de tudo, e é o que nos move.
Referencias
Autora: Ana beatriz Barbosa Silva
Silva, Ana Beatriz B. (Ana Beatriz Barbosa) Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado / Ana Beatriz Barbosa Silva. – Rio de janeiro: Objetiva, 2008.