ETICA
Primeiramente a palavra ÉTICA vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados, quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade, é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas,tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes. Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem. A permanência destas organizações depende exclusivamente da fidelidade de seus funcionários e clientes, o modo em que elas agem com o meio ambiente e suas boas ações são primordiais na busca pela sobrevivência.
Muitas empresas dizem ter compromisso social, quando na verdade elas adotam, mas uma pratica de marketing que leva o termo ‘Compromisso Social’. O marketing é uma prática bem antiga, mas é de extrema eficiência na hora de aumentar os lucros de uma empresa. No entanto, essas técnicas usadas em planejamento de marketing algumas vezes vão de encontro à ética.
Uma empresa pode satisfatoriamente obter seus lucros mantendo a sua ética. Para isso existem varias maneiras legais de fazer isso acontecer, mesmo sabendo que o lucro é a parte sensível de