Etica
É de extrema importância saber diferenciar: ética, moral e direito. As três áreas de conhecimento se distinguem e a explanação a seguir vem esclarecer as diferenças e a interdependência entre elas.
Tanto a moral como o direito, baseiam-se em regras que estabelecem previsibilidade para as ações humanas.
• Moral: as regras são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.
• Direito: estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. Esclarecido os tópicos acima, daremos início ao assunto em questão: ética.
Trata-se do estudo geral do que se considera bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.
O objetivo da ética é procurar justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito. Mas é importante ressaltar que se difere de ambos; porque não há o estabelecimento de regras, a reflexão baseia-se na ação humana.
ÉTICA PROFISSIONAL:
A reflexão sobre ética profissional e as ações realizadas no exercício de qualquer profissão exercida ou escolhida, devem ser iniciadas muito antes da prática profissional.
Um bom exemplo que se pode citar é que ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, este significa sua adesão voluntária e seu comprometimento à categoria onde formalmente ingressa, o que comprova claramente o aspecto moral da ética profissional; onde existe um conjunto de regras estabelecidas sendo elas as mais adequadas para o exercício da função.
As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria a que pertencem e as pessoas que dependem ou se utilizam dos seus serviços. É imprescindível que se mantenham bem informados, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da área profissional, como também nos aspectos legais e normativos, porque muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais ocorrem por