Etica
Racionalismo
* A filosofia Kantiana se volta à formação de um sistema que explique as regras da razão pratica e da razão teórica.
Esforços direcionados ao conhecimento, que para Kant só é possível se houer interação entre condições materiais (experiências) e condições formais (razão).
Os sentidos absorvem de experiência dados e informações que a razao elabora e organiza, é dessa união que é possível o conhecimento. * Na doutrina Kantiana,o homem se governa com base em leis intelegiveis (RACIONAIS) e naturais (EMPIRICAS E SENSIVEIS).
ÉTICA:
* A ética Kantiana é considerada revolucionaria pois inaugura um conjunto de preocupações muito peculiares.
- A preocupação esta em dizer da insuficiência da razão humana para alcançar o modelo ideal de felicidade
- O criticismo percebe a razão como sendo um instrumento ineficaz para solucionar o conflito ético humano, o qual também não seria plenamente resolvido a partir da experiência sensível.
-Para Kant, todos os homens simplesmente pelo fato de serem racionai,são dotados do principio segundo o qual deverão conduzir suas condutas, e isso é realidade para todas as pessoas, independentemente de suas condições.
-Propositura da lei moral universal- Imperativo categórico. “Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como principio de uma legislação universal”.
DIREITO E MORAL
*Direito e moral distinguem no sistema Kantiano como duas partes de um mesmo todo unitário.
-O agir ético se relaciona ao cumprimento do dever pelo dever (exterioridade). Em contra partida, a ação moral, alem de ser conforme o dever, é cumprida porque se trada de um dever (interioridade).
-Para Kant, o direito é liberdade, mas uma liberdade limitada pela presença da liberdade dos outros.
-Nesse contexto, o Estado será instrumento para a realização dos direitos, regulamentado o convívio das liberdades.
George Hegel
*Hegel é um genuíno pensador que se dedicou as grandes questões