etica
O mundo em que vivemos é um mundo marcado pelo relativismo, onde o certo e o errado nunca foram tão banalizados. Para a maioria das pessoas, os padrões morais e valores sociais ficam acritério de cada um. Por isso, vivemos num mundo altamente individualista que prevalece nasrelações sociais, educacionais, econômicas, na religião e no trabalho.
Segundo o Dicionário Aurélio, “ética é o estudo dos juízos de apreciação que se refere à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”.
Etimologicamente, ética vem do grego ETHOS, e tem seu correlato no latim MORALE com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes. Podemos concluir que, etimologicamente, ética e moral são palavras sinônimas.
CONCEITOS: Éticas é princípio, moral são aspectos de condutas específicas.Ética é permanente, moral é temporal.Ética é universal, moral é cultural. Ética é regra, moral é conduta de regra.Ética é teoria, moral é a prática.
ALTERNATIVAS ÉTICAS : Os estudiosos desse assunto geralmente agrupam as alternativas éticas de acordo com o seuprincípio orientador fundamental. As principais são: humanística, natural e religiosa. Éticas humanísticas: hedonismo, utilitarismo, existencialismo.Hedonismo ensina individualismo.
Utilitarismo tem como princípio orientar o que for útil para o maior número de pessoas(nazismo).
Existencialismo defende que o certo e o errado são relativos a cada indivíduo e que não existemvalores morais e espirituais absolutos. que o certo é aquilo que é agradável.
Ética naturalística: esse nome é geralmente dado ao sistema ético que toma como base oprocesso e as leis da natureza. O certo é o natural a natureza dá o padrão a ser seguido.
Ética religiosa: é o sistema de valores que procura na divindade (Deus ou deuses) o motivo maiorde suas ações e decisões. Como cristãos entendemos que éticas baseadas no homem e nanatureza são inadequadas por que:
Não oferecem base bíblica para justificar a misericórdia, o perdão e o