Etica
Ética não é um termo que possa ser definido de forma absoluta, incidem muitas variáveis que lhe outorgam grande complexidade assim como as implicações vertentes que se originam desde a mesma consciência do indivíduo. A ética em principio pode orientar una proposta dicotômica entre o bem e o mau. A forma como vemos o mundo, nossos filtros e mapas mentais determinam nossas fronteiras. A ética se instrumentaliza nas relações que o homem possui com seu entorno. No caso do descaso com o ser humano falecido na praia, mostrado no vídeo, as pessoas atuaram desde uma perspectiva individual de indiferença que comprometem a ética.
A falta de sensibilidade, devido a que vivemos numa sociedade com muitas dificuldades nas relações humanas, ás vezes optamos neuroticamente pela indiferença que serve como escudo psíquico para esquecer as dificuldades do dia a dia, mas que agrava nosso desenvolvimento interior porque para que nossas potencialidades fluam harmônica e naturalmente se requer sensibilidade.
Que sentido tem todo isto na nossa profissão de professor? Na medida em que o professor como ser pensante interatua com os alunos, estabelece pautas desde una perspectiva individual que dependerá de paradigmas y profundas crenças.
No entorno do professor também tem outros profissionais da educação e ele tem que atuar com ética profissional isto é dentro do conjunto de normas que regulam a profissão de professor.
O profissional deve possuir um caráter que combine com a liberdade e responsabilidade, de acordo com a moral e comportamentos desejáveis para o bem comum. As atitudes indicam se o professor se desempenha de acordo co a ética profissional.