etica
Hoje em dia, a ética é um elemento mais que essencial para o meio social comum, e assim se faz primordial na regulação das relações empresariais e profissionais.
A ética tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o dever de agir de acordo com o bem comum entre os homens, e em concordância com os valores morais que prezam pela ação virtuosa preocupada com o bem entre os diferentes. Mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma ciência do comportamento moral do homem em sociedade, admitimos que a dificuldade de se pensar a ética no mundo dos negócios está no fato de que o mundo da administração em organizações econômicas e complexas, muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os desafios colocados por uma ação pautada na “ética convencional”, e de uma ação pautada nas exigências do mundo dos negócios, ou uma “ética dos negócios”. Desde a Grécia Antiga são feitos estudos sobre ética, sempre tentando refletir e solucionar os problemas fundamentais da moral, porém o entendimento ético discorre em épocas diferentes e por vários conceitos diferentes e formas de como agir sobre o termo. A palavra ética vem do grego Ethikos, que significa modo de ser. Ela reflete sobre o comportamento das pessoas na sociedade pelo seu valor moral. A ética consiste sobre os valores empregados na sociedade em busca de consciência e moralidade. Ética segundo Aristóteles, é exposta como condução do ser humano a felicidade, no sentido mais amplo da palavra.
“(...) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamos justos praticando atos justos.” (Aristóteles).
Resumindo, ética é o estudo das condutas humanas, com o objetivo de compreender e ajudar o homem, em suas ações e atitudes. No meio