ciencias contabeis
Contas a receber é basicamente uma lista de receitas financeiras que uma empresa tem a receber, ou seja, referem-se aos produtos ou serviços fornecidos e para os quais não houve o recebimento do dinheiro. Isto é representado no plano de contas como um ativo, porque a expectativa é que você receberá o pagamento em breve.
Geralmente visionado, uma conta a receber é um registro informando a existência de um valor em dinheiro que será recebido de alguém em uma data vindoura. Normalmente as Contas a Receber representam direitos provenientes da venda a prazo de mercadorias e serviços, além de transações envolvendo outros ativos que não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes às suas atividades, as quais geram valores a receber. Dessa forma, os valores decorrentes da venda a prazo de mercadoria e serviços estão representados como Contas a Receber - Clientes, enquanto as demais transações não relacionadas ao objeto principal da empresa apresentam-se como Contas a Receber - Outros Créditos.
O volume de contas a receber é, basicamente, determinado pelos padrões de crédito da companhia. Se esses padrões forem rigorosos, muito poucos clientes estarão qualificados ao crédito, as vendas irão declinar e, como resultado, as contas a receber diminuirão. Por outro lado, se os padrões de crédito forem mais flexíveis, a empresa atrairá mais clientes, as vendas crescerão, e haverá mais contas a receber. Dar flexibilidade aos padrões de crédito para aumentar as contas a receber tem vantagens e desvantagens. As vantagens são os aumentos nas vendas e nos lucros. As desvantagens se refletem numa maior probabilidade de mais contas incobráveis e no custo do financiamento adicional de contas a receber.
As contas a receber são parecidas com empréstimos sem juros aos clientes, porque os vendedores devem pagar despesas de juros enquanto seu capital estiver empatado nas contas a receber. Antes das decisões de reduzir os padrões de