Etica
Enquanto a ética profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, a ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.
Assim, vale a pena conhecer como evoluiu o conceito de ética nas empresas e nos negócios.
DÉCADA DE 60
[pic]Debates ocorridos nos países, especialmente de origem alemã, envolvendo preocupação com a ética.
[pic]Intuito de elevar o trabalhador à condição de participante dos Conselhos de Administração das organizações.
Uma das primeiras preocupações éticas no âmbito empresarial de que se tem conhecimento revela-se pelos debates ocorridos especialmente nos países de origem alemã, na década de 60. Pretendeu-se elevar o trabalhador à condição de participante dos conselhos de administração das organizações.
DÉCADA DE 60/70
[pic]Toma impulso o ensino da ética nas Faculdades de Administração e Negócios.
[pic]Contribuição dos filósofos.
[pic]Nova dimensão na realidade dos negócios: ética empresarial.
O ensino da Ética em faculdades de Administração e Negócios tomou impulso nas décadas de 60 e 70, principalmente nos Estados Unidos, quando alguns filósofos vieram trazer sua contribuição. Ao complementar sua formação com a vivência empresarial, aplicando os conceitos de Ética à realidade dos negócios, surgiu uma nova dimensão: a Ética Empresarial.
DÉCADA DE 70
[pic]Primeira pesquisa junto a empresários.
[pic]Expansão das multinacionais oriundas dos EUA e Europa.
[pic]Conflito entre os padrões éticos de diversas culturas incentiva a criação de códigos de ética corporativos.
Os primeiros estudos de Ética nos Negócios remontam aos anos 70, quando nos Estados Unidos o Prof. Raymond Baumhart realizou a