Etica
ASSMANN, S.J. Filosofia e ética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
Ideia central do texto ( bem elaborada na forma de parágrafo)
O texto, Filosofia e ética, expõe como a ética e a moral devem ser compreendida. Identificando a diferença entre ética e moral a partir da concepção de vários autores de nomes do meio filosófico. Entretanto, a definição utilizada pelo texto é que ética dever ser entendida como a teoria da moral, o estudo do comportamento humano, ou seja, identificação do que é bom ou mal, enquanto moral é o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e aos valores que lhes são propostos, sendo moralmente correta a postura que uma pessoa mantém, um estilo de comportamento. No caso, se não houvesse regras ou hábitos estabelecidos, não teria lógica a existência do bem e do mal, e por tanto, não teria descumprimento de regras porque elas não existiriam. Para os animais, as regras são chamadas de instintos, nunca podendo descumpri-las (amoral). Já nós humanos, podemos decidir como agiremos, se a cumpriremos ou não, por tanto, somos sujeitos morais (capacidade de deliberar sobre alternativas disponíveis). Quem não pratica a moral é identificado como imoral. Ninguém nasce sabendo que está submetido a regras, não sendo responsabilizado, até certa idade, por atitudes imorais ou judiciais, só o processo de ir se tornando humano através da educação é que a pessoa se torna um ser moral. E só somos moral ao criarmos ou defendermos e agirmos de acordo com uma lei válida para nós e para todos os seres humanos.
Ideias secundárias do texto que sustentam a idéia central
Filosofia, ética
É importante destacar que na lei moral cada um deve assumir a responsabilidade como se si próprio houvesse criado a lei, cumprindo-a não por que alguém nos impôs e sim por