ETICA X MORAL
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem determinando, o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
A Psicologia tem importante papel nos movimentos sociais. Sendo que toda profissão estabelece práticas e busca atender demandas sociais, com padrões, técnicas e normas éticas que garantem a relação de cada profissional com a sociedade em um todo. Esses padrões estabelecem práticas na categoria profissional e pela sociedade, procurando estimular auto-reflexão exigida de cada individuo, mas responsabiliza-o de modo pessoal e coletivamente por ações no exercício profissional.
A Ética expressa sempre uma concepção de homem e de sociedade determinando relações entre os indivíduos, com princípios e normas que vem regularizar respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. As sociedades mudam, as profissões transformam-se, exigindo uma reflexão continua sobre o próprio código de ética que orienta toda nação.
Tendo isso em vista, deve-se orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão , as entidades profissionais e a ciência, abrindo espaço para a discussão pelo psicólogo dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, com um olhar atento na diversidade no exercício da profissão, estimulando reflexões que considerem-na como um todo, e não em práticas particulares. Com