Etica e responsabilidade social
O que é globalização?
Hoje o mundo assiste a uma mudança de paradigma, isto é, na substituição do paradigma clássico das ciências sociais, baseados nas sociedades nacionais, por um novo paradigma emergente, baseado na sociedade global.
Segundo o professor Otávio Ianni, o mundo vai se transformando em território de tudo e de todos, onde tudo - gente, coisas idéias - tudo se desterritorializa e reterritorializa, adquirindo novas modalidades de territorialização. À medida que a sociedade global debilita o estado nacional, reflorescem identidade, passados e presentes.Apesar de ainda ser visto por, alguns como mera ideologia, a globalização é um processo real, de caráter multifacetado e contraditório, que pode ser definido como “a concretização do mundo inteiro como um único lugar” e como o surgimento de uma condição humana global.
A globalização como conceito se refere tanto à compreensão do mundo quanto à intensificação da consciência do mundo como um todo. A globalização não é algo que se deva estar a favor ou contra, querer ou não entrar; é um estado de coisas. A globalização rompe “as fronteiras nacionais”, acaba com a divisão interno/externo. A cultura mundializada se internaliza dentro de nós. O espaço local aproxima o que é distante e afasta o que é próximo, isto é, o local é influenciado pelo global ao mesmo tempo que o influência. O globalismo permite refletir sobre o presente, repensar o passado e imaginar o futuro.
A globalização redimensionou noções de espaço e tempo. Em segundos, noticias dão volta ao mundo, capitais entram e saem de um país por transferências eletrônicas, novos produtos são fabricados ao mesmo tempo, em muitos países e em nenhum deles isoladamente. Fenômenos globais influenciam fatos locais e vice-versa. Surgem algumas noções expressivas como, por exemplo, aldeia global, fábrica global, cidade global, shopping center global, Disneylândia global, macdonização do mundo. Embora