Etica E Relacoes Humanas No Trabalho Tema 03
FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Pensando sobre o Indivíduo.
Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Olá! Seja bem-vindo(a) à terceira aula da disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho. Nesta aula, vamos refletir sobre o indivíduo.
Até este momento, levantamos questões sobre a ética e sobre as relações humanas. Em nossa primeira aula, aprendemos que a ética está ligada a códigos de conduta que servem para orientar a boa convivência entre as pessoas. Em nossa segunda aula, vimos que as relações humanas são construídas sobre pilares como a política, a religião, a economia, a cultura, a tecnologia e outros que se interconectam. Utilizamos uma abordagem histórica para compreendermos melhor como esses pilares interferiram e interferem nas relações humanas.
Nesta aula, pretendemos complementar nossas reflexões sobre relações humanas, lançando nossos olhares sobre o indivíduo, sobre seu papel social e sobre os desafios enfrentados em nossa contemporaneidade.
Está preparado para mais uma viagem de questionamentos e debates? Vamos lá! © 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.
1
|
A Individualidade
A individualidade pode tornar-se pivô de debates das mais diversas naturezas: política, religiosa, legal, filosófica, entre outras. Se formos curiosos, vamos descobrir que a palavra indivíduo vem do latim: individuus, ou seja, o que não é divisível. Afinal, por que tantas discussões opõem-se à individualidade, julgando-a inimiga do bem viver em sociedade ou oposta à caridade? Alguns chegam a dizer que o individualismo é como doença que isola a pessoa que não quer compartilhar experiências com seus semelhantes.
Você já pensou sobre isso? O que é ser um indivíduo?
Como dissemos, muitas áreas de estudo pesquisam a maneira de nos enxergamos como indivíduos.