etica e filosofia
Prof.Dr.: Fábio Liborio Rocha
1
1. INTRODUÇÃO AO TEMA
2
-#
O estudo filosófico é dividido em Filosofia
Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna,
Filosofia Contemporânea. Na Filosofia Antiga, o objeto dos pré-socráticos, por exemplo, era a metafísica, o de Sócrates era um sistema de perguntas chamado “Maiêutica”; Platão tinha como objetivo o mundo das idéias arquetípicas.
Contudo, Aristóteles (1992:36, tóp. 1104ª) postulou a razão afirmando “A reta razão se relaciona com a excelência”.
3
A Filosofia é crítica, palavra que significa “Krinen” =
Crise. O primado filosófico poderá ser negativo, isto é, um dizer não ao senso comum, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que se encontra estabelecido sem questionamento. Sem crise não ocorre mudança de paradigmas.
A segunda característica da postura filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, e nós mesmos. Assim, a atitude filosófica tem como proposta, indagar.
4
Na aula de hoje, desenvolvemos em nossa aula, uma crítica a ideia de MUNDO ÁRABE, devido sobretudo ao urgente interesse que urge pelos conflitos políticos destes dias no Egito e em outros países árabes. Comecemos por filosofar sobre a palavra “Árabe”
Segundo Lewis (1983:13): – Seria árabe o cristão de língua árabe do Egito, Líbano e Malta e o beduíno do deserto e o Iraniano? Seria muçulmano o Egípcio? Lewis (1983:14) observa:
“[...] A memória do Império Árabe constituem o cerne da história e que preservam a língua árabe [...]”.
5
Logo, o requisito linguístico somado ao contexto cultural religioso, fornece uma interpretação do termo “árabe”.
Somado a este paradigma, a filologia da palavra árabe é muito discutida - acredita-se que surge no hebraico Arabha (terra escura) ou Erebh
(nômade) segundo Lewis (1983:15).
A primeira vez que a