Etica e cultura religiosa
a. Nome do Filme: Crash no limite
b. Diretor: Paul Haggis
c. Ator Principal: Não tem apenas um ator principal,pois a muitas histórias entrelaçadas.
d. Produtor: Don Cheadle,Paul Haggis, Mark R. Harris, Cathy Schulman e Bob Yari
2. Análise Crítica:
a. Faça uma sinopse do filme. O filme começa a partir do roubo do carro de uma mulher rica casada com um promotor. Ela tem seu carro roubado por dois negros o roubo acaba em um acidade e a partir de então uma série de incidentes acabar por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais: um veterano policial racista e seu jovem parceiro sem atitude em relação ao seu colega , um detetive negro e seu irmão assaltante, um bem-sucedido diretor de cinema negro que finge ser budista para não ter exposto sua origem afro-descendente, um imigrante persa que possui um pequeno comércio que vive sendo assaltado, um trabalhador latino que luta para sustentar sua família.
b. Explicite a idéia principal do filme.
O sentimento que serve de fio condutor é o racismo presente nos EUA,sendo um proconceito tanto de negros para brancos, muçulmanos, latinos, pobres, ricos em ações do cotidiano.
c. Escolha ao menos uma cena que identifique a idéia principal e comente! Quando os dois negros assaltantes Anthony e Peter andam pela rua comentando sobre o que aconteceu na lanchonete:
“- Viu algum branco esperar 1h32m por um prato de espaguete? Aquela mulher servia café para todos os brancos à nossa volta, mas nos perguntou se queríamos?
- Eu não queria tomar e você muito menos. Isso é prova de discriminação?
- Notou que a camareira era negra? As mulheres negras não têm estereótipos? Me diga quando foi a última vez que conheceu uma que não te falou o que queria antes de abrir a boca? Aquela garçonete tirou-nos a pinta em dois segundos. Somos negros e os negros não dão gorjeta. Por isso, ela não ia perder tempo.
- E alguém gosta disso? Não dá pra fazer nada pra mudar a