Etica e cidadania
A conduta do ser humano é uma resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro e que, manifesta-se variável, também pode ser observada e avaliada. Como tais respostas aos estímulos não são sempre as mesmas, variando sob diversas circunstâncias e condições, não se deve confundir tal fenômeno com um simples comportamento. O comportamento também é uma resposta ao estímulo cerebral, mas é constante, ou seja, ocorre sempre da mesma forma, e, nisso, diferencia-se da conduta, pois esta sujeita-se à variabilidade de efeitos.
No emprego de conceitos, pois, como ação, comportamento, atitude, conduta, existem diferenças que expressam razões também diferentes das conseqüências da influência do cérebro, sobre o que ocorre na concretização de seus estímulos.
O que a Ética estuda é, pois, a ação que, comandada pelo cérebro, é observável e variável, representando a conduta humana.
O estudo doutrinário a respeito do motivo que leva a produzir a conduta é um específico esforço intelectual; buscar conhecer o que promove a satisfação, prazer ou felicidade é, nessa forma de entender a questão, mais que analisar o bem como uma coisa isolada ou ideal, simplesmente. O estudo doutrinário a respeito do motivo que leva a produzir a conduta é um específico esforço intelectual; buscar conhecer o que promove a satisfação, prazer ou felicidade é, nessa forma de