Etica e cidadania na saude
Discentes:
- Adolphy Caosim.
- André Furlan.
- Carolina Colete.
- Flávio Barcelos.
- Gabriela Casagrande.
- Letícia Maia.
- Marcela Bernardes.
Existem palavras que de um momento para outro parecem entrar na moda. Passam a ser repetidas por todo lado. Ética e cidadania são um exemplo. Podemos observar o uso freqüente dessas duas palavras nos discursos dos políticos ou nas bandeiras de luta dos movimentos sociais, embora grande parte das pessoas não saiba, de fato, o real significado delas. Neste texto, vamos tentar entender o que vem a ser ética e cidadania nos dias de hoje para podermos falar destes temas com nossos alunos - e não apenas repetir as palavras. O que é ética?
Se quiséssemos começar literalmente do começo, teríamos que buscar nas origens da cultura ocidental, com os pais da filosofia, Platão e Aristóteles, os primeiros conceitos de ética. Seria um longo trajeto num mundo de idéias em transformação até chegar de volta à sua sala de aula, onde há um grupo de alunos adolescentes a mil por hora. E não é assim mesmo com a adolescência?Sabemos que é porque também já tivemos a mesma idade que eles, com as mesmas curiosidades e desejos de aventura. Falando em aventura, é lá na Grécia Antiga que vamos buscar a origem da palavra ética: ela vem de êthos que significa o conjunto de costumes e normas de conduta destinadas a ordenar a morada dos seres humanos e os modos de convivência (1).
Agora uma rápida consulta ao Dicionário Aurélio: "ética diz respeito aos estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal"(2). Nos dias de hoje, a ética diz respeito aos costumes de cada um. Isto é, o comportamento de uma pessoa sempre afeta de algum modo as outras pessoas, a sociedade e a natureza. Por isso, criam-se normas de convívio social dentro de um determinado grupo. Em todas as culturas e sociedades existem maneiras de organizar a vida e de atribuir valor às