Célula procariótica e célula eucariótica (animal )
Introdução
Neste trabalho vamos classificar as células, sua organização estrutural, suas características, a importância de cada uma e suas funções.
Células Eucariontes e Procariontes.
Célula Procariótica.
É muito mais simples do que a eucariótica, e encontra-se apenas nas bactérias.
A célula é delimitada pela membrana plasmática, que auxilia a manter praticamente constante a composição química intracelular, controlando seletivamente a entrada e saída de substâncias. Permite a livre passagem de água e de certas substâncias, mas impede a passagem de outras.
Além da membrana plasmática (presente em todas as células), a bactéria possui, extremamente, uma parede rígida parede celular.
O espaço interno à membrana plasmática é ocupado pelo citoplasma, no qual se encontram milhares de ribossomos, pequenos grânulos compostos por proteínas e RNA ribossômico, que participam da síntese de proteínas.
A estrutura e a atividade da célula são controladas por ma única molécula circular de DNA, que constitui o cromossomo da bactéria. Chama-se gene cada segmento desses DNA que contém a informação química necessária para produzir uma proteína. A célula bacteriana não tem envoltório nuclear: seu cromossomo fica disperso no citoplasma, em um local denominado Nucleóide.
As células das bactérias e das cianobactérias, que não possuem núcleo diferenciado nem sistema interno de membranas, são células procarióticas, as que possuem envoltório membranoso que delimita um núcleo verdadeiro é uma célula eucariótica, típicas de protozoários, algas, fungos, plantas e animais.
Célula Eucariótica ( Animal )
Como todas as células é delimitada por uma membrana plasmática. Conforme a permeabilidade, as membranas classificam-se em permeável (permite a passagem do soluto), impermeável (impede a passagem do soluto e solventes), semipermeável (permite a passagem do solvente, mas