Etica nas empresas
Hoje em dia todas as pessoas devem optar pela ética, pois através dela e dos seus conjuntos de valores morais e princípios, os quais norteiam as condutas humanas fazendo com que possa existir uma melhor forma de viver e conviver. Um dos principais e crescentes problemas e que a maioria da população, incluindo acadêmicos de administração não estão mais utilizando os comportamentos éticos tanto em determinado grupos sociais como em locais específicos por exemplos nas empresas políticas, negócios, esportes entre outros. Existe uma preocupação com este tema e no 18º – ENANPAD- encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em administração que ocorreu em 1994, o assunto ética foi tema abordado e para demonstrar esta preocupação, três trabalhos foram citados.
O primeiro foi o de COMINI (1994) que através de suas perguntas relatou que a ética profissional ficou na quinta coleção entre nove categorias, apresentando um percentual abaixo de 43% se comparado com os estudos realizados por BARATA (1993) nos EUA que obteve um percentual alto cerca de 80%. O segundo estudo feito por BONILLA (1994) com acadêmicos de administração, retratou por meio de levantamento realizado nos anos de 1992 e 1993, que assunto relacionados a ética, sofreram um declínio considerável. O terceiro e ultimo estudo apresentado foi o de PIMENTA (1994) que baseou seus estudos diretamente em: “como esta a concepção da ética e moral do futuro administrador” (PIMENTA, 1994, P.214), e concluiu que há a necessidade de se estudar a questão da ética em um ambiente acadêmico.
Poucos benefícios são encontrados nessa pesquisa, no entanto podemos destacar que a descoberta do problema apontado é um principio para futura solução. Porem esta enorme desvalorização da ética e da moral vem ocorrendo é extremamente prejudicial a sociedade como um todo, incluindo as empresas.
Podemos concluir que temos um problema, mas umas das possíveis