ETICA FINAL
SER – Grupo Ser Educacional.
Legislação e Prática Profissional.
ETICA NEOCLASSICA E MODERNA.
PIO, DEBORAH (1); COSTA, TUANE (2); FARIAS, MARIANO (3)
1. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, UNAMA – Reduto, Belém/ PA, e-mail: deborah.pio@terra.com.br
2. Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, UNAMA – Marco, Belém/ PA, e-mail: tuanecscosta@hotmail.com
3. Arquiteto, M. Prof. UNAMA – Belém/ PA.
Belém, 27 de Abril de 2015.
RESUMO
A palavra "ética" vem do grego (ethikos), e significa aquilo que pertence (ethos), que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".
Diferencia-se da moral, pois, enquanto está se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica.
Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. Um exemplo desta visão clássica da ética pode ser encontrado na obra Ética, de Spinoza.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as