Etica de Sócrates
Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental conhecera respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhece não comete erros. Seu pensamento era racionalista. O homem que errava, errava por ignorância, por isso precisava ser ensinado. Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham de Deus e eram impostos aos homens.
PENSAMENTOS E IDEIAS DE SÓCRATES Sócrates, o filósofo ateniense que pelo seu espírito crítico e indagador, expôs seus pensamentos voltados para a prática da moralidade.
SÓCRATES CRÍTICO E INDAGADOR Utilizava a maiêutica como característica principal de seus discursos, isto é, ele procurava induzir alguém a utilizar o seu próprio raciocínio para buscar o conhecimento e a solução de suas dúvidas e problemas.
Uma das principais idéias de Sócrates era de que a virtude de um ser humano não podia ser ensinada. Acreditava que a alma era imortal e de que teria recebido em certo momento de sua vida uma missão do deus Apolo, onde desenvolveu o logo apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.
PRINCIPAIS IDEIAS DE SÓCRATES SOBRE ÉTICA Sócrates é um divisor de águas para a filosofia antiga. Isto porque situava o seu pensamento e especulações na natureza humana e suas implicações ético-sociais e não na cosmovisão das coisas e da natureza. Tinha como seu grande interesse tudo que dizia respeito às questões morais. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Ao contrário de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Sócrates prima pela