etica de Socrates e Platão
Ética vem da palavra grega ¨ETHOS¨ significa comportamento, modos ou atitudes.
Platão foi discípulo de Sócrates e reproduziu em vários textos que narraram o dia a dia de Sócrates após sua morte na cidade grega de Atenas.
A visão da ética entre o mestre Sócrates e seu discípulo Platão são interpretados de maneira diferente.
Porém conduzem a uma mesma conclusão final.
Para Sócrates o comportamento humano ou de uma pessoa especificamente resulta da razão de um pensamento lógico. Há um motivo importante ou maior para uma pessoa mudar de ideia ou comportamento.
Para ele Sócrates, não há uma fraqueza em determinado comportamento. O que ocorre é uma necessidade maior, uma percepção para nova rota e quem sabe uma paixão pela nova escolha.
Já seu discípulo Platão interpreta a mudança de comportamento da pessoa de uma outra maneira. Para ele a pessoa sofre de acrásia (ou de fraqueza pela paixão de algo, vontade mais forte que a razão).
A pessoa se vê atraída por uma determinada situação ou possibilidade e é tomada pela fraqueza irracional, sucumbe e decide fazer algo.
Mas, não é uma decisão consciente. Para Platão é falta de auto controle, uma fraqueza para ceder a determinada atitude.
Não tem uma explicação clara e objetiva o individuo apenas faz e pronto.
Para Sócrates há uma razão para seu comportamento, já para Platão determinados comportamentos é fruto da fraqueza, da paixão sem controle e não de algo decidido como maior ou mais importante como seu mestre Sócrates acredita.
De uma forma simplificada Sócrates observava o comportamento e reação de uma certa pessoa que pra tudo havia uma razão para que tudo acontecesse.
Enquanto Platão analisava que uma pessoa nem sempre tinha uma razão para um determinado comportamento.