Ética em socrates
ÉTICA E MORAL
Toda sociedade, para existir, precisa de regras morais que a regulam, sejam estas regras escritas ou presentes na subjetividade de cada sujeito. Sem regras morais, não há sociedade. Contudo, só as regras morais não bastam, pois elas representam somente o momento em que a sociedade vive. É a capacidade humana de questionar estas regras morais que possibilita a transformação da sociedade. A este questionamento dá-se o nome de Ética.
A Moral é normativa, enquanto a Ética é especulativa. A Moral, referindo-se aos costumes dos povos nas diversas épocas, é mais abrangente; a Ética, procurando o nexo entre os meios e os fins dos referidos costumes, é mais específica. Pode-se dizer que a Ética é a ciência da Moral.Ética e Moral distinguem-se, essencialmente, pela especulação da Lei. A Ética refere-se à norma invariante; a Moral, à variante. Contudo, há uma relação entre ambas, pois a sistematização da segunda tem íntima relação com a primeira.
SÓCRATES E A ÉTICA
Para Sócrates o lugar da filosofia é na praça pública por ser alteradora da ordem social.
Sócrates não deixou nada escrito,os testemunhos sobre ele foram legados por Platão e Xenofonte que cultuaram seus ensinamentos. O método socrático foi muito peculiar ele congregava ouvintes nas praças e com eles dialogava, seu método se caracterizava pelas continuas indagações (fazia uma pergunta e a cada resposta do interlocutor procedia a uma nova indagação).
Para ele, para que o homem gozasse o pleno benefício de seu pensamento, precisava aprender a ouvir.
O objetivo do método socrático não é meramente ganhar a discursão, mas descobrir a verdade absoluta da matéria.
O método socrático é dividido em duas máximas "só sei que nada sei" e "conhece-te a ti mesmo”. Mediante a primeira máxima, “quis apenas mostrar que o homem da ciência deve adotar postura de humildade diante do universo do saber".
“Sócrates declarava com toda franqueza sua própria