Etica corporativa
Oliveira, Maritsa Portes
RESUMO
Muito se fala sobre este tema atualmente. Tudo pode ser considerado antiético, assédio moral, assédio sexual, desvios financeiros, desvio de conduta, mas até que ponto este tema é realmente tratado com a seriedade que necessita?
No mundo corporativo, existem cargos com elevada exposição a este assunto, dentre eles podemos citar o secretariado. O sigilo que um profissional da área de secretariado precisa ter muitas vezes impõe atitudes que a muitos olhos seriam antiéticas. A proposta deste TCC é justamente explanar como este tema é visto realmente dentro das incorporações, sejam elas privadas ou públicas e o quanto ainda temos que trabalhar para mudar esse paradigma.
1. INTRODUÇÃO
Ética, palavra pequena, mas que carrega uma carga de informações, responsabilidades, atitudes de singular importância dentro do mundo corporativo e pessoal. Muito se fala na atualidade sobre, a ética e a falta dela nas ações que regem o mundo corporativo. Mas como saber a atitude correta a ser tomada, dentro de uma amplitude de personalidades, com padrões morais que diferem em sua essência onde nem tudo que é certo para uns é o correto para outros.
Integridade, seria ela a chave para sabermos distinguir se uma atitude tomada foi baseada nos padrões éticos ou não.
O significado da palavra ética no dicionário é “Estudo dos Juízos de apreciação referente à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal” (Dicionário Aurélio – p. 235). Entretanto ela se torna tão complexa, que abre preceitos para âmbitos da antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia e política.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor.
Ética é constantemente confundida com