Ethernet na industria
A resposta é simples, porque a rede Ethernet não possui as características para executar tarefas de controle e automação de um ambiente industrial. Pois, esta rede não consegue garantir que um pacote seja enviado ou recebido em um período de tempo específico. O que é um fator crucial a ser considerado pelas indústrias, que necessitam de ações simultâneas a serem controladas com muito sincronismo.
Algumas condições são fundamentais para as indústrias, como: confiabilidade, sincronismo, robustez, malha fechada e segurança. E já que o padrão Ethernet IEEE 802.3 não é compatível no requisito sincronismo, os padrões EtherCAT e Profinet tornam-se não só os melhores candidatos, mas como também os mais qualificados, pois podem realmente fornecer um ótimo desempenho. Para garantir tal desempenho, é necessário uma ligação direta entre a estrutura de hardware e de aplicação. Devido a todo o processo de protocolo acontecer dentro do hardware independente do tempo da pilha de execução de protocolo e do desempenho do CPU, software ou implementação.
O protocolo de comunicação industrial EtherCAT expandiu o padrão Ethernet IEEE 802.3 para transferir dados com sincronização muito precisa. Esse protocolo funciona da seguinte maneira: transfere os dados diretamente de um quadro Ethernet padrão, sem alterar sua estrutura fundamental. No instante que a estrutura mestre e o dispositivo escravo estão na mesma sub-rede o protocolo EtherCAT