etec
Ferramentas de gerenciamento empresarial e índices de desempenho
A importância das ferramentas de gerenciamento empresarial e indicadores de desempenho no acompanhamento de ações. Como forma de verificar se estamos, de fato, no caminho de nossos objetivos.
Na maioria das organizações o aspecto que mais recebe acompanhamento é o relacionado ao desempenho financeiro. Esta prática independe do tamanho, origem, finalidade ou qualquer outra particularidade da mesma. De extrema importância para os negócios, o monitoramento dos aspectos financeiros tem como objetivo garantir a operação em curto prazo e ajudar na definição de ações que precisam ser tomadas de médio e a longo prazo.
Porém, o acompanhamento exclusivo dos indicadores financeiros não é suficiente para mensurar as atividades que geram valor para organização. Estas atividades estão relacionadas aos ativos intangíveis, tais como o potencial e a moral do grupo, satisfação dos clientes, capacidade de inovar, posição no mercado e outras. Uma ferramenta utilizada para apoiar a estruturação dos indicadores de desempenho é o BSC (Balanced Scorecard), criada nos anos 90 por Robert Kaplan e David Norton, que busca traduzir a estratégia em indicadores que devem ser utilizados por todos que fazem parte da companhia e proporcionam a criação de valor por meio de seus ativos tangíveis e intangíveis.
Ele ajuda na definição dos objetivos estratégicos, trazendo para a discussão o monitoramento de indicadores como a qualidade dos produtos, imagem da organização, melhoria de processos, capacidade de cada membro da equipe para o aprendizado, desempenho do pessoal, relacionamento com seus fornecedores, etc.
Quando monitoramos o desempenho financeiro estamos vendo o passado, pois o que estes nos mostram é o resultado do período anterior, dando-nos uma perspectiva incompleta do desempenho do negócio. Para o BSC os indicadores