as jovens naçoes
Em 1964, o "grupo dos 77", os do Terceiro Mundo, conscientes da importância de que se reveste o comércio internacional destes, defenderam na Primeira Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) o estabelecimento de trocas comerciais mais justas e equitativas entre o Norte e o Sul.
Esta estabeleceu os seguintes objectivos:
- Favorecer a cooperação internacional;
- Estimular a cooperação Sul-Sul;
- Reestruturar o comércio internacional
Conscientes da importância de que se reveste o comércio internacional no seu desenvolvimento, os países do Terceiro Mundo, orientados pelo princípio " Trade, not Aid" (comércio sim, ajuda mais), reivindicam trocas comerciais mais justas e equitativas.
Em1974, são aprovados na Assembleia Geral da ONU os princípios de uma Nova Ordem Económica Internacional (NOEI) assentes nos seguintes objectivos:
- Garantir uma justa remuneração dos peços das matérias-primas exportadas pelos países do Sul;
- Estabilizar os preços das matérias-primas de forma a evitar prejuízos causados pelas flutuações dos preços;
- Facilitar o acesso dos produtos do Terceiro Mundo;
- Reduzir o endividamento de forma a diminuir os efeitos económicos e sociais da dívida.
A CNUCED , a par das Convenções de Lomé/Acordos de Cotonou deram origem ao diálogo Norte-Sul. A CNUCED contribuiu para a ostentação de 0,7 do PIB à Ajuda ao Desenvolvimento dos países mais pobres. Este órgão da ONU proporcionou a criação do grupo dos Países Menos Avançados (PMA), actualmente designados Países